Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ateneo, a 2ª Livraria Mais Bonita do Mundo!


A enquete que foi feita aqui fechou e a opção mais votada, sobre qual assunto escreveria aqui, foi o turismo, bom, ontem vi um livreto de uma livraria em Buenos Aires, a "Ateneo Grand Slendid" um lugar incrível,  um antigo teatro transformado 2ª livraria mais linda do mundo, perdendo apenas para a "Selexyz Dominicanen Boekhandel" na cidade holandesa de Maastricht.


O Grand Splendid foi construído em 1919 pelo austríaco Max Glücksmann, que queria fazer ali uma catedral das artes cênicas. Eram quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas, além das 500 na geral.  A partir de 1924, concursos de tango começaram a acontecer ali e, em 1926, o Grand Splendid passou a funcionar como cinema, sendo um dos primeiros a exibir filmes sonorizados.


Devido à concorrência com as grandes redes de cinema, porém, o teatro foi fechado e adquirido, em 2000, pela cadeia de livrarias Yenni. O acordo foi criticado por alguns, que defendiam a manutenção do cinema como tal, e elogiado por outros, que viam na livraria a possibilidade de preservação do edifício. A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura do teatro. Só que fileiras de estantes substituem as de poltronas. No subsolo, há seção de literatura infantil e, nos pisos superiores, uma galeria de arte e uma seção de música clássica. A loja tem cerca de 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs. No antigo palco, hoje um café, pode-se folhear livros e ouvir música.


A biblioteca ocupa uma área de 2.000 metros quadrados, 3 andares com 4 fileiras de caixas e uma cúpula cieloraso pintados com motivos bíblicos, do pintor italiano Nazareno Orlandi. Outro aspecto único da biblioteca é a possibilidade de consultar livros nas  confortáveis poltronas, ou desde os cantos de leitura.
Enfim, ainda não conheço a livraria nem mesmo Buenos Aires, mas podem ter a certeza de que, no dia que eu for até a Argentina, irei à Ateneo!



Fontes: Folha de São Paulo e Oh! Buenos Aires!

Nenhum comentário:

Postar um comentário